A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha inaugurou os Campos de Ténis Municipais – Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, localizados no Parque da Mobilidade, junto à Piscina e ao Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha. O espaço foi objeto de uma profunda requalificação, com um investimento de 244.096,80 € (IVA incluído), passando agora a dispor de três campos de ténis totalmente renovados. Esta intervenção veio criar as condições físicas para a prática da modalidade de ténis no município de Albergaria-a-Velha, com a possibilidade de poderem ser realizadas competições federadas. A utilização dos campos está aberta à comunidade em geral, mediante inscrição prévia nas Piscinas Municipais de Albergaria-a-Velha, Branca ou São João de Loure, com a particularidade de ser de utilização gratuita até ao final do presente ano civil.
A direção do Beira-Mar prepara-se para anunciar os passos dados nos últimos meses para a criação de uma sociedade desportiva.
Meses depois de ter falhado a concretização de um acordo com o investidor Breno Silva, a equipa liderada por Nuno Quintaneiro assume ter partido para novas conversações com potenciais investidores.
No final desta semana, dia 31, em Assembleia-Geral, prepara-se para falar do processo de constituição da sociedade desportiva para o futebol.
Nuno Quintaneiro explica que pretende jogo aberto em respeito pelos pressupostos aprovados pelos sócios (com áudio).
Assembleia-Geral do Beira-Mar marcada para dia 31 de Outubro às 20h30 no Auditório António José Bartolomeu (Estádio Municipal de Aveiro - Mário Duarte).
A ordem de trabalhos prevê a discussão e votação do relatório de atividades e contas de 2024/2025 e outros assuntos de interesse, como a informação sobre a aplicação da "regra de ouro" e o processo de constituição da sociedade desportiva.
O presidente da Câmara de Águeda acredita que o eixo Aveiro – Águeda pode seguir para concurso público dentro de pouco tempo.
Jorge Almeida aproveitou a tomada de posse para destacar algumas das metas traçadas para o mandato autárquico.
Aponta para novos acessos do parque empresarial do Casarão ao IC2 e para obras nas portas de entrada na cidade a partir das estradas nacionais.
A ampliação do parque do Casarão e a construção de uma nova área industrial, perto da A25, fazem parte desses projetos que dinamizam a economia e geram emprego.
O autarca defende a obra do eixo Aveiro-Águeda como marcante para o futuro do Município por aproximar as áreas industriais das à zona portuária e às principais redes rodoviárias do país.
Uma transformação desejada há décadas e cada vez mais próxima da concretização (com áudio)
O autarca destaca, ainda, as intervenções no campo ambiental, com novo parque urbano, e o reforço da oferta de habitação.
Manter Águeda na rota da inovação e projetar a cidade e o Município nos palcos internacionais são apostas assumidas na abertura do terceiro mandato.
Reeleito com 57,54% dos votos, em maioria absoluta, Jorge Almeida fala na necessidade de manter a “humildade” na governação.
A Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada.
É esperado o aumento da intensidade do vento no litoral e nas terras altas, com condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região Sul.
Existe o risco de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro; cheias, deslizamentos e derrocadas.
Há aviso aos condutores para o piso escorregadio devido à possível formação de lençóis de água.
O Vista Alegre deverá anunciar ainda hoje o nome do novo treinador que irá substituir Cláudio Costa.
Ao fim de 8 jornadas, a saída do técnico é a resposta ao afastamento entre o treinador e o balneário, incapaz de reagir ao momento negativo em matéria de resultados.
No rescaldo da derrota em Albergaria, por 4-2, o técnico apresentou a demissão e os dirigentes admitem esse afastamento ao nível da comunicação e da capacidade de fazer cumprir o trabalho de campo semanal.
A vencer por 2-0, a equipa de Ílhavo acabou por sofrer quatro golos fazendo disparar os alarmes.
João Machado, presidente da direção do clube, admite que preferia outro desfecho mas não teve alternativa (com áudio)
No próximo domingo, dia 2 de Novembro, o VA recebe o Avanca, lanterna vermelha da prova com 8 derrotas em 8 jogos.
Open Week reforça proximidade com clientes e antecipa novidades para 2026.
Durante o mês de outubro, a OLI abriu as portas do seu showroom e da sua fábrica, em Aveiro, para acolher a OLI Open Week, um evento de networking e partilha que proporcionou aos clientes do mercado português uma experiência imersiva na inovação, no design e na capacidade tecnológica da marca.
O evento apresentou, em primeira mão, algumas das soluções que irão marcar 2026 e definir as próximas tendências da casa de banho, refletindo a visão e o compromisso da OLI em continuar a liderar o setor com base na inovação, no design e na sustentabilidade.
O encontro foi também uma oportunidade para revisitar os principais lançamentos de 2025, nomeadamente a louça sanitária – sanitas, bidés, urinóis e lavatórios –, as bases e sistemas de duche e as placas de comando, que, em conjunto com os autoclismos, consolidam a oferta integrada da OLI para o espaço de banho.
O novo autoclismo OLI70, o primeiro autoclismo da OLI produzido com matéria-prima reciclada foi um dos principais destaques apresentados.
Nas louças sanitárias, destaque para os novos acabamentos nas sanitas LAKE e para os quatro modelos de lavatórios recentemente lançados – Violet, Breeze, Serenna e Sun – que marcam um novo capítulo na abordagem da OLI ao design do espaço de banho.
Com estas novidades, a OLI reafirma o seu papel como marca de referência em soluções de banho sustentáveis e integradas.
A aposta contínua na eficiência hídrica, na inovação tecnológica e no design traduz a visão da empresa: criar produtos que unem estética e funcionalidade, melhorando a experiência diária e promovendo um futuro mais responsável.
A Casa Alegre estabelece parceria estratégica com blue Travel.
O Grupo Vista Alegre e a revista blue Travel (Essência Company) anunciam uma parceria estratégica e editorial que visa consolidar um projeto comum centrado na valorização do que é português e autêntico.
Através da loja online Casa Alegre, esta aliança reforça um posicionamento claro no universo do lifestyle, do design e da cultura, promovendo a sofisticação e a curadoria editorial de produtos nacionais.
Com esta parceria, será lançada a nova marca blue Casa Alegre (by Vista Alegre), que se assume como uma loja de referência para produtos portugueses selecionados com uma curadoria cuidadosa, um forte posicionamento editorial e aspiracional.
O do mínio principal da operação continuará a ser casaalegre.com, beneficiando da infraestrutura já desenvolvida pelo Grupo Vista Alegre, nomeadamente ao nível da logística, gestão de encomendas, pagamentos e entregas — que manterá total autonomia operacional.
Passará a contar com conteúdos elaborados pela revista, divulgando esta o melhor do que se faz em Portugal.
Simultaneamente, a secção “Loja” do site da blue Travel (revistabluetravel.com) passará a redirecionar para o domínio da “blue Casa Alegre”, reforçando a integração entre as duas marcas e oferecendo uma experiência de consumo mais coerente e inspiradora.
Esta mudança representa a fusão entre o e-commerce e a produção de conteúdos, criando um ecossistema mais coeso e envolvente para o utilizador.
José Carapelho já é, formalmente, presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação garantindo que vai trabalhar por uma freguesia unida e mais desenvolvida.
O novo autarca que sucede a Augusto Rocha quer “transformar” a freguesia.
Numa eleição com várias forças representadas na Assembleia de Freguesia e sem maioria absoluta, Carapelho diz que está no exercício pela união (com áudio).
Carlos Batista foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia sucedendo a Eduardo Arvins.
O novo presidente da AF pede tempo para se ambientar aos meandros da política e ao funcionamento do órgão deixando claro que a freguesia estará sempre em primeiro lugar.
Pela frente terá quatro anos em que estará obrigador a gerir as “tensões” próprias de um mini parlamento fragmentado (com áudio).
Eduardo Arvins despediu-se da liderança da Assembleia de Freguesia com mensagem aos eleitos.
Aconselha os órgãos de gestão a dedicar tempo a ouvir a população ao longo do mandato para poder fundamentar as decisões políticas (com áudio)
A Assembleia de Freguesia conta com seis eleitos da AD, 4 do PS 4, 2 do UpF e um do Chega.
Para esta terça-feira está marcada a tomada de posse em São Salvador com João Braga a iniciar o segundo mandato em maioria absoluta.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) apresenta versão renovada do seu website.
Espaço disponibiliza informação mais completa e melhorada sobre a atividade turística na região.
O site dispõe agora de uma estrutura renovada, com mais conteúdos, funcionalidades e indicadores atualizados, reforçando o papel do OTSCP enquanto importante instrumento de apoio à decisão no setor do turismo.
Entre as principais novidades da nova versão do Observatório, disponível em http://smat.observatorio-tcp.pt, destaca-se a criação de um espaço dedicado à monitorização de rotas cicláveis e pedestres no Centro de Portugal.
Este módulo inclui um painel interativo com informação sobre o comportamento dos utilizadores em diversas rotas, cruzada com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (dormidas e estada média dos visitantes) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (temperatura e precipitação).
O painel permite realizar pesquisas livres e consultar relatórios regulares.
O site disponibiliza também gráficos atualizados da evolução dos indicadores estatísticos para todos os municípios e comunidades intermunicipais do Centro de Portugal, com séries desde 2015, bem como os Relatórios de Avaliação da Satisfação dos Residentes e o primeiro Relatório Anual de Progresso apresentado à UN Tourism, com a definição de indicadores a serem medidos regularmente na região.
A página passa ainda a contar com uma versão integral em inglês e integra informação sobre a rede internacional de observatórios INSTO, à qual o OTSCP pertence, o que reforça a dimensão internacional e o reconhecimento global do projeto.
Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, “esta nova versão do site do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é uma evolução de grande importância, que coloca o conhecimento ao serviço de todos os que trabalham, investem e decidem no turismo”.
“A sustentabilidade neste setor começa pela capacidade de medir e compreender os comportamentos dos visitantes e os resultados da atividade. O Observatório é o espelho dessa visão. É um projeto de cooperação, ciência e partilha, fundamental para o desenvolvimento de melhores políticas públicas e estratégias privadas”.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é um projeto da Turismo Centro de Portugal, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria / CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, com o apoio do Centro 2030, e coordenado pelo professor Francisco Dias.
A rede INSTO é uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em destinos de todo o mundo.
O seu objetivo é ajudar os territórios a tomar decisões informadas que minimizem os impactos negativos do turismo e maximizem os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.
Enquanto membro da INSTO, o OTSCP compromete-se a monitorizar e medir a atividade turística e os seus impactos em onze áreas temáticas principais: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão de águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática.
Os progressos em cada uma destas áreas são reportados anualmente.