Uma colisão no IC2 na Mealhada causou quatro feridos, um deles em estado grave. Os Meios de socorro foram ativados para o acidente rodoviário no IC2. Tratou-se de uma colisão envolvendo uma ambulância dos Bombeiros da Pampilhosa e uma carrinha. Do acidente resultaram quatro feridos, um dos quais em estado grave. O alerta foi dado perto das 10h00 em Casal Comba. Os sinistrados foram transportados aos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Os campeões olímpicos, Iúri Leitão e Rui Oliveira, foram os grandes protagonistas do Troféu Internacional Artur Lopes que decorreu, no passado fim de semana, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos.
A dupla Iúri Leitão e Rui Oliveira brilhou na prova de Madison, tendo dominado a reta final da corrida, à semelhança do que tinha acontecido nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, onde se sagraram campeões nesta disciplina.
Este foi, sem dúvida, o ponto alto do Troféu para gáudio dos “amantes” do ciclismo de pista presentes.
A edição deste ano do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes contou com um total de 94 participantes, oriundos de 17 países.
Ao longo dos dois dias de competição, juniores, sub-23 e elites masculinos e femininas disputaram um total de 34 provas, sendo que, na categoria júnior, disputaram-se as primeiras provas a contar para a Taça de Portugal de 2026.
De referir que no próximo fim-de-semana, entre 23 e 25 de janeiro, o CAR de Anadia volta a acolher mais uma grande competição, os Campeonatos Nacionais de Pista nas categorias sub-15, sub-17, sub-19, elites e paraciclismo.
Rui Dias apela a uma revisão da forma como o poder central olha para o poder local e confia que a presença de ex-autarcas no Governo possa ajudar a qualificar essa relação.
O autarca de Ílhavo discursou no encerramento das III Jornadas do Poder Local este fim de semana na Casa da Cultura.
Numa edição dedicada à descentralização e ao financiamento e na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, ex-autarca de Vagos, Rui Dias não escondeu que perante um quadro crescente de responsabilidades é necessário agir de forma diferenciada no acesso a recursos.
Em declarações recolhidas pelo Diário de Aveiro, o autarca defendeu que não é sustentável continuar de mão estendida.
“Dependemos cada vez mais de recursos que não são nossos e que precisamos de mendigar”.
O presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo destaca a realização das jornadas em 2026, ano que celebra os 50 anos do poder local autárquico.
Já com comissão organizadora constituída, Paulo Pinto acredita que o ano se pode tornar marcante para uma reflexão sobre poder local (com áudio)
Fernando Santos Pereira, eleito presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, defende que a valorização do poder local não depende apenas dos poderes nacionais mas também da articulação que freguesias e municípios conseguirem alcançar.
Lembra que questões como transparência e financiamento tocam vários patamares da administração mas exigem defesa conjunta de ANMP, ANAFRE e ANAM (com áudio)
Com novas competências pela frente e interrogações face ao financiamento, João Almeida, deputado com anos de experiência, interroga-se sobre os modelos em vigor.
Almeida pergunta se fará sentido manter uma estrutura que equipara autarquias com diferentes escalas, serviços e exigências (com áudio)
A ABIMOTA viu confirmada a manutenção do seu Estatuto de Utilidade Pública por um novo período de 10 anos, ao abrigo da Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública (Lei n.º 36/2021).
A decisão reconhece o papel da Associação na prossecução de fins de interesse geral, no apoio às empresas e no desenvolvimento do tecido industrial nacional.
Segundo o presidente da direção da ABIMOTA, Vital Almeida, esta renovação “confirma a relevância da missão da ABIMOTA e reforça o compromisso com a transparência, a boa governação e o serviço à indústria portuguesa”.
O Estatuto de Utilidade Pública tem a duração de 10 anos e implica o cumprimento de deveres legais, nomeadamente ao nível da prestação de contas, transparência da gestão e articulação com as entidades públicas.
A ABIMOTA representa os setores das duas rodas, ferragens e mobiliário metálico, promovendo a qualificação, competitividade e sustentabilidade da indústria nacional.
A Real Associação da Beira Litoral elege novos órgãos sociais e elege Miguel Cruz para a presidência da Direção no triénio 2026-2029.
Assembleia-Geral Extraordinária Eleitoral decorreu no Castelo da Feira decidiu a eleição por unanimidade de lista única.
Miguel Cruz foi eleito Presidente da Direção, sucedendo a Fernando José Gramaxo de Sampaio Maia.
A lista única apresentada aos órgãos sociais foi aprovada por unanimidade.
"Este é um momento de renovação e de compromisso reforçado com a Causa Real e com a comunidade da Beira Litoral", afirmou Miguel Cruz após a sua eleição.
"A nossa missão é clara: divulgar, promover e defender a Instituição Real, corporizada na Coroa e Tradição Portuguesas, enquanto desenvolvemos projetos de interesse cultural, social e de solidariedade que valorizem os nossos associados e a comunidade em geral."
A nova direção apresenta um programa trienal assente em cinco pilares estratégicos: Transformação Digital Total (plataforma 360°, loja online e podcast), Revolução Geracional (quota jovem reduzida, embaixadores estudantis e bolsas de estudo Dom Duarte Pio), Excelência Cultural (academia online e eventos de impacto), Influência e Advocacy (think tank e campanha Portugal Decide) e Dimensão Nacional e Internacional (projeção lusófona e europeia).
O objetivo é triplicar o número de sócios até 2029, com metade abaixo dos 35 anos, atingir milhares de seguidores digitais e posicionar a RABL como a associação monárquica mais inovadora de Portugal.
A nova equipa assume funções num período de renovação do movimento monárquico português, com o objetivo de dinamizar a associação, atrair novos associados e reforçar a presença da RABL na vida cultural e cívica da região.
A equipa de Miguel Cruz conta com a vice presidência de Ricardo Coutinho e integra ainda Cristina Fernandes (tesoureiro), Daniel Mota (Secretário) e os vogais Daniel Macedo, Manuel Beninger e Fábio Pinto.
Fernando Maia lidera a Mesa da Assembleia-Geral e Carlos Maia dirige o Conselho Fiscal.
O Conselho Consultivo é presidido por Mário Neves.
A Real Associação da Beira Litoral é o órgão local da Causa Real, com âmbito territorial na região da Beira Litoral.
Fundada com o objetivo de divulgar, promover e defender a Instituição Real Portuguesa, a RABL desenvolve ações e projetos de interesse cultural, social, de assistência e de solidariedade, contribuindo para a dignificação e valorização dos seus associados e da comunidade.
A associação reconhece os direitos dinásticos da Coroa Portuguesa na pessoa de Sua Alteza Real, Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.
O PCP define o despedimento coletivo de 163 trabalhadores na Yazaki Saltano, de Ovar, como “ofensiva contra quem trabalha” e apela a que sejam revogadas “normas gravosas da legislação laboral”.
A direção regional alega que sob pretexto de "reestruturação", “impõe o lucro sobre a vida daqueles que produzem a riqueza”.
“A multinacional, após anos de apoios públicos e de isenções, 7 meses após concluir o processo de despedimento de 304 trabalhadores, deixa à sua mercê 163 trabalhadores e respectivas famílias”.
Recorda que o grupo multinacional Yazaki ,chegou a empregar mais de 7.000 trabalhadores em Portugal em 1996.
“Lembramos que esta empresa teve nos últimos 10 anos mais de 60 milhões de resultados líquidos positivos, em média 6 milhões por ano, o que torna ainda mais escandalosa a opção do despedimento destes trabalhadores".
"Este ataque é indissociável das opções do governo (PSD e CDS), demonstra o quão fácil é despedir em Portugal e que o Pacote Laboral só vem desequilibrar ainda mais a balança a favor do patronato e acelerar a destruição do aparelho produtivo nacional”.
Mantém viva a luta pela retirada do Pacote Laboral e “contra as normas gravosas da legislação laboral”.
O Município de Ílhavo manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de António Francisco das Neves Vieira.
Reação ao desaparecimento do antigo vereador da Câmara de Ílhavo, antigo presidente da Assembleia Municipal e dirigente associativo.
Neves Vieira exerceu funções como presidente da concelhia do PSD, vereador em dois mandatos e vice presidente da autarquia.
Recebeu reconhecimento público do seu contributo para o concelho em 2014 quando foi condecorado com a Medalha do Concelho em Vermeil, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Ílhavo.
“À família, amigos e a todos quantos com ele privaram, o Município de Ílhavo apresenta as mais sentidas condolências, expressando reconhecimento pelo legado cívico, social e institucional que António Neves Vieira deixa à comunidade ilhavense”.
A União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA) toma posição sobre o acordo UE-Mercosul.
Essa organização reuniu agricultores e proprietários de baldios em Válega e deixou sinal de preocupação pela redução de preços pagos à produção e de uma tendência que pode levar a novos encerramentos.
A anunciada baixa dos preços pagos no setor leiteiro pode rondar os 3 cêntimos no início deste ano e os produtores admitem novas reduções até 6 cêntimos por litro em Março.
Com o preço dos fatores de produção a subir os produtores, temem agravamento das condições da lavoura agora que está formalizado acordo da UE com países do Merocusl.
No ar fica já a promessa de contestação se algo não for feito em defesa dos pequenos produtores.
A Polícia Judiciária deteve um homem, de 25 anos, por fortes indícios da prática de três crimes de homicídio, na sua forma tentada, ocorridos no passado sábado, junto a um estabelecimento de diversão noturna, em Santa Maria da Feira.
Na origem dos crimes terá estado uma altercação entre grupos de jovens que se encontravam naquele local, tendo o arguido, com recurso a uma navalha, provocado diversos ferimentos nas vítimas.
As vítimas, com idades entre os 30 e os 35 anos, tiveram de receber tratamento hospitalar, encontrando-se livres de perigo.
Segundo a investigação apurou, agressor e vítimas não se conheciam, pelo que os motivos da agressão cingem-se ao desentendimento verificado na altura.
A detenção ocorreu na sequência das diligências de recolha de prova desencadeadas logo após o crime, tendo a Polícia Judiciária contado com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.
O arguido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.